Carlos Minc: "O bonde de Santa Teresa é de suma importância simbólica para a cidade"
- Virgilio Virgílio de Souza
- 16 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
“Os bondinhos representam para os
moradores muito mais que o principal
meio de transporte.
É um símbolo que se confunde com
a própria história da cidade e que de
alguma forma esta ligado a
afetividade do carioca”
Se dizendo um apaixonado por Santa Teresa e atento aos problemas do bairro, o deputado Carlos Minc (PSB), demonstra total apoio ao Marco 27 - manifestação organizada pelos moradores para o próximo dia 27 de agosto, data que marca os dez anos da tragédia do bondinho onde morreram seis pessoas e outras 56 ficaram feridas. Em sua opinião nossos governantes não conseguem entender a importância dos bondes para Santa Teresa para a cidade:
Minc um admirador Santa Teresa que se opõe à privatização dos bondes
- Conheço bem Santa Teresa, tenho muitos amigos lá e gosto muito do bairro por suas características arquitetônica, cultural, histórica e turística. O que percebo é que as pessoas que governam o Estado, não conseguem entender exatamente a importância do bairro e a simbologia dos bondes. Os bondinhos representam para os moradores muito mais que o principal meio de transporte. É um símbolo que se confunde com a própria história da cidade e que de alguma forma esta ligado a afetividade do carioca. Essa história de querer insistentemente privatizar o Sistema de Bondes é passar atestado de incompetência e falta de gestão. O governo, ao contrário, deveria ouvir os moradores, e fazer da recuperação dos bondes um marco de sua administração. É fundamental se ouvir os moradores e criar condições para que o bonde seja popular. Essa história de querer fazer um bonde que atenda preferencialmente aos turistas é em si uma contradição, pois quem paga os impostos são os moradores da cidade e todo e qualquer serviço publico deveria ser pensado no cidadão da cidade e não nos turistas. Por outro lado, é possível conciliar o atendimento ao turista com os desejos dos moradores.

Qual a razão de não cumprirem o que a justiça determinou?
Presidente da Comissão de Cumprimento às Leis, da Assembleia Legislativa, Minc foi um dos principais incentivadores da Audiência Pública marcada para esse dia 20. Ele que o debate será de fundamental importância a para que sejam discutidos os vários problemas relacionados ao sistema de transporte no bairro e mais especificamente sistema de bondes:
- Essa audiência Publica é muito importante, pois o governador Cláudio Castro tem que saber o que os moradores pensam e o que desejam. Será a oportunidade de sabermos exatamente a razão de o governo protelar, adiar, enrolar e não cumprir as determinações da justiça de que o sistema de bonde fosse totalmente recuperado. Não dá mais para ficar esperando, a espera dos moradores é longa e é preciso que com urgência se cumpra a determinação do que a lei determinou.
. O governador não pode ficar ouvindo seus colaboradores e tomando decisões de gabinete. Tem que subir Santa Teresa ouvir a comunidade, conhecer a realidade do bairro, ver as dificuldades que os moradores enfrentam. Eu e muitos outros colegas vamos participar da Audiência. Particularmente sou totalmente contrário à privatização. Defendo o mesmo que os moradores: um bonde popular, que atenda principalmente à comunidade.

Comments